Glossário Trader
De A a Z os termos mais utilizados no mundo trade.


A
Ativo. Ação ou papel de uma determinada empresa negociada no bolsa de valores.
Alarme. Ativar um alerta em tela e sonoro quando, em uma plataforma, estiver operando para que soe um alarme quando o preço chegar em um determinado valor. A ideia é que quando se opera com muitos papéis, a plataforma o aviso quando chegar em um preço que possivelmente o operador deseja realizar uma operação de compra ou venda, não perdendo oportunidades.
Aumentar Posição. Elevar a quantidade de lotes de um ativo ou contrato para aumentar a exposição na tentativa de elevar o lucro na operação corrente.
Alta. Linha demonstrativa de preços em um gráfico do tempo em relação ao preço, apresenta uma linha de inclinação entre 1 e 90 graus. O preço está sempre se apresentando mais alto que o preço anterior.
Acelerar. Alteração do preço mudou de velocidade lenta para rápida, deixando os pretensos compradores ou vendedores sem oportunidade de entrar em um operação, devido a alta velocidade desta mudança de preços.
Ação. Ativo ou fração de uma empresa listada na bolsa de valores, que por um preço inicial, varia seu valor ao longo do tempo, podendo gerar lucro ou prejuízo conforme cada operação individual. Geralmente formada por letras e números, por exemplo. BBAS3.
Acionista. Pessoa ou empresa detentora de ativos em sua posse, visando obter lucro na comercialização dos mesmos na bolsa de valores ou recebendo juros e rendimentos ao longo do tempo em que permanece em sua posse.
Ajuste. Alteração do preço do ativo por conta de distribuição de lucros e dividendos, fazendo o preço subir ou descer conforme o ajuste.
Alavancagem. Forma de operar valores em bolsa de valores muito alto, além da sua capacidade de compra e venda conforme seu patrimônio, sem a devida cobertura financeira para tal. Garantias são utilizadas para limitar perdas caso ocorram.
Alocação de ativos. Divisão dos recursos financeiros em montantes para cada ativo composto em sua carteira. A ideia é equilibrar os ativos de forma a balancear sua carteira de ativos ficando equilibrada em relação a perdas e ganhos de cada um dos ativos envolvidos.
B
Balanço. É um relatório para demonstrar a saúde financeira de uma empresa, em um determinado período. Geralmente os acionistas apreciam os balanços trimestrais de uma companhia para determinar se vale a pena manter o ativo em sua carteira.
Big Player. Um termo em inglês que identifica grande acionista ou grande operador da bolsa de valores, nacionais ou internacionais, seus movimentos causam grande influência na direção dos preços. Suas operações de compra e venda geralmente são copiadas ou acompanhadas de perto na tentativa de imitar seus movimentos com a intenção de obter lucro junto com suas operações.
Bear. Um termo em inglês que identifica o animal urso. Este animal combate usando sua força das patas dianteiras, quando de pé, bofeteando seu oponente de cima para baixo para afastá-lo ou eliminá-lo. O movimento de queda dos preços das ações é representada pelo movimento das patas dos ursos, para baixo.
Bull. Um termo em inglês que identifica o animal touro. Este animal combate usando sua força dos chifres, quando de cabeça baixa, eleva seus chifres com a intenção de acertar sua vítima em suas víceras, localizadas em baixo, arremessando seu oponente para o alto, causando grande dano. O movimento de elevação dos preços das ações é representada pelo movimento da cabeça dos touros, para cima.
C
Cachorros do Dow. É um apelido dado aos operadores que compram ações mais baratas da bolsa de valores Dow Jones.
Capital de Giro. Recursos da empresa para que ela possa manter-se em funcionamento.
Cobertura de ativos. Hedge em inglês, utilizado para proteger o investimento em ações contra grandes oscilações de preço, diminuindo o dano causado. As proteções em carteira pode ser opções, ativos de setores antagônicos, moedas estrangeiras, fundos de mercado financeiro, ou outro produto escolhido por especialistas.
Comportamento de manada ou ovelha. Gestores de fundos passam a se comportar de forma conservadora quando alcançam a popularidade por causa do sucesso. Fundos maiores lembram manada de ovelhas, gordas, andando umas atrás das outras preguiçosamente. Ao não se arriscarem mais como antes, não atraem lucros como de outrora, por medo de perder as taxas e o público atual.
Conta de margem. Operar no mercado de ações, de forma especulativa, com o dinheiro emprestado pela corretora. Obter um lucro maior quando há valorização (a favor), porém, uma derrota avassaladora na desvalorização (contra). Muito cuidado ao utilizar esta modalidade de operação, ainda mais para iniciantes.
Cotação. O ato de precificar um item, dar preço a ele. Quando o preço está fixado, está cotado. Sinônimo de preço para um ativo.
D
Deflação. É uma constante queda dos preços.
Derrota. Quando em uma operação de loss foi tão grande, que se compara a uma derrota do seu time de futebol favorito. Perda em operação no mercado financeiro de grande expressão.
Day trade. Operação no mercado financeiro nacional ou internacional cujo limite de tempo é igual ao tempo de funcionamento do mercado operado. O fato da operação não avançar para o próximo dia, surgiu a expressão em inglês.
Descrença. Quando o trader realiza uma sequência de operações que trazem prejuízos que abalam sua confiança no mercado da bolsa de valores. O sentimento de descrença que será próspero trabalhando no mercado financeiro.
Desistência. Semelhante ao sentimento de descrença, porém, é menos agudo. Trader de verdade desiste no loss e volta a insistir na mesma hora em que vê uma oportunidade no gráfico.
Depreciação. Quando um ativo, bem ou moeda perde valor ao longo do tempo. A taxa da perda do valor pelo tempo quando decresce, deprecia o preço, ou seja, diminui o preço ou valor.
Depressão. Termo muito utilizado para identificar um grande evento negativo que ocorreu na bolsa de valores nos EUA em 1930. Muitas empresas fecharam por causa da crise financeira e houveram demissão em massa. Sentimento humano de profunda tristeza, geralmente diante de derrota ou descrença.
Desdobramentos. Uma companhia listada na bolsa de valores com preço da ação à R$ 50,00 resolve desdobrar em 2 partes, desta forma, o preço de cada ação passara a ser R$ 25,00, e quem já tem a ação, possuirá o dobro delas. Dizem que esta medida é para impressionar os investidores e atraí-los com um preço da unidade do ativo mais baixa. Há demonstrações que mostram que tal prática é uma forma de ludibriar os acionistas e fazer pensar que estão duplicando alguma coisa. Uma pizza divida antes em quatro e passar a ser divida em oito, não faz de você uma pessoa gulosa.
Diluição. Termo utilizado em Química quando se acrescenta um líquido a outro para aumentar seu volume, mas baixar sua concentração. Quando adicionamos água no shampoo para durar mais, baixamos sua eficácia capilar. No mundo do mercado financeiro, companhias costumam fazer o mesmo com suas ações. Diluir ações é efetuar grandes ofertas de dívida conversível ou ofertas múltiplas de ações ordinárias. O preço da ação é maior do que realmente valem.
Diversificação. Manter em sua carteira um leque de ações de vários setores, mantendo um equilíbrio do preço total da sua carteira para manter seu crescimento maior do que suas perdas. A diversificação leva em conta o preço, o setor, a quantidade, os rendimentos da ação em relação as demais ações que compõem sua carteira inteira.
Carteira. Conjunto de ativos, opções, fundos que comprou ao longo do tempo visando obter lucro com a valorização das ações das empresas. Artefato onde você deverá abrir para colocar os seu dinheiro que obteve dos seus lucros para fazer sua vida mais alegre e feliz. Guardada em bolso traseiro ou dentro da bolsa. (A outra bolsa).
Dívida. Você bem sabe o que é. Dinheiro ou valor que precisa devolver a alguém por ter recebido com a promessa de devolver mediante juros e correção montária.
Dividendos. Parcela do lucro de uma empresa da qual detêm a ação, e que, de tempos em tempos são distribuídas aos seus detentores nos períodos adequados.
Barata. É o preço dividido pelo lucro, ou P/L. O preço da ação é multiplicado pela quantidade de ações no mercado acionista. Quando este preço é baixo, se diz que uma ação está "barata". Não confundir com um certo inseto peçonhento.
Alívio. Sensação quando o preço vai contra sua posição, passa bem perto do seu stop loss e vai para o seu querido gain. É um alívio.


E
F
G
H
Efeito janeiro. Efeito que ocorre aceleração de preços de pequenas empresas listadas em bolsa, onde o valor é menor em dezembro, mas aumenta em janeiro. O professor William Schwet realizou um estudo em que concluiu que, comprar ações em dezembro e desfazê-las em janeiro, realiza-se uma média de lucro superior ao índice da bolsa de valores, sem fazer mais operações ao longo do ano.
Especulação. Ato legal e moral para extrair dinheiro do mercado de ações, aproveitando sua volatilidade e oscilação de preço, comprando e vendendo como um coelho correndo pela relva escolhendo suas suculentas cenouras, enquanto foge da faminta coruja. A especulação é inevitável e necessária para a bolsa de valores. Há chances de grandes lucros, assim como de grandes prejuízos e precisam ser assumidos por alguém.
Estagflação. Situação do mercado financeiro de uma nação, onde após uma elevação dos juros, ficam tão altos que a economia é paralisada. Estagnou-se.
Falência. Evento catastrófico que afeta os circundantes de uma organização. A perda da capacidade de adiar seus compromissos financeiros torna a falência uma realidade amarga com que os acionistas terão que lidar. A falência é um processo em que os responsáveis tomam um processo coletivo com o objetivo de pagar os credores da empresa falida, pois ficou inviável continuar suas atividades. A falência é uma execução coletiva porque o processo será universal, isto é, vai abranger todos os credores e todos os bens disponíveis do devedor (TOMAZETTE, 2022).
Gain. Também chamado de stop gain, meta batida, lucro, deu gain, yes, iça, ufa, etc. Termo utilizado pelos especuladores ou operadores do mercado quando uma operação traz lucro para seu bolso ou de sua empresa. Geralmente a performance de um operador é medida pela média de gain realizada ao longo do tempo.
Hedge ou hedging. Proteção contra perdas da sua carteira de investimentos. Ao adquirir ações ou papéis de um setor com o objetivo de ganhar, é necessário, criar uma forma de proteção, como se fosse uma rede para o trapezista se proteger do impacto ao solo. O objetivo é continuar no trapézio galgando mais alto possível, mas se a mão escapar, é melhor uma rede que salvará sua pele do que nunca mais se apresentar. Com renda variável a ideia é a mesma. É melhor perder menos do que perderia sem uma proteção. Há várias mecanismos bem complexos ou mais simples para proteger da flutuação abrupta do mercado contra sua operação. Manterá você vivo com capital para continuar a crescer.
Federal Reserve. Relutante em adicionar entidades no Glossário, fizemos uma exceção pois o termo é utilizado por muitos economistas. "O FED", "BC Americano" ou "O Federal Reserve" é o banco central dos Estados Unidos. Ele desempenha funções gerais para promover o funcionamento eficaz da economia dos EUA e, de forma mais geral, o interesse público, similar ao nosso querido Banco Central.
Fator humano. Componente de alteração da sua rota de aquisição de papéis e investimentos. Há um abandono da análise fria dos números que indicam a compra ou venda de determinado investimento, em troca, há uma escolha pelo caminho daquele seu primo que sabe tudo sobre bolsa de valores e lhe dá uma dica sensacional. Daí ao invés de seguir seus estudos você confia mais no seu primo do que em você mesmo. Você pode imaginar o que ocorrerá, alegria ou decepção.
Flutuação. Alteração do preço ao longo do tempo. Termo mais utilizado para expressar a noção de variação para operações a longo prazo. A flutuação do preço é minimizada quando a operação dura mais de sete anos. A variação do preço atraem especuladores que saltam de um ativo para o outro na esperança de ganhar dinheiro no curto prazo. Esta atitude deve ser feito por especialistas pois pode levar a perda de capital. A flutuação é maior no curto prazo, ou seja, as alterações de preço são mais bruscas, podendo deixar seu barco no topo de uma grande onda, antes de arrebentá-lo nos arrecifes.
Fusão. As grandes empresas estão sempre atentas a abertura de pequenas companhias concorrentes, as vezes mais rápidas e mais ágeis em suas decisões a tal ponto em que começa a competir com a grande. Muitos anos no setor e conhecedora de todos os caminhos, inclusive o do sucesso rápido, realiza um processo de aproximação predatória. Geralmente grandes companhias quando detectam este tipo de concorrência faz um movimento de compra da empresa menor para se atualizar e edificar no setor que não havia percebido lucratividade. A compra desta empresa menor é uma aquisição que a torna uma controladora, fundindo sua estrutura maior com a menor.
Ganância. Sensação de não ter aproveitado todas as oportunidades. Até o momento vem realizando operações no mercado financeiro e tirando boas vantagens em suas operações lucrativas. A ganância vem forte mesmo para aqueles calejados pelo mercado que vêm uma última oportunidade em que irá lucrar tanto que terá que espalhar para seus amigos. A operação é realizada visando satisfazer a ganância e que, as vezes, nem sempre gera uma grande satisfação, ou não.
Grau de investimento. Classificação de entidades ou produtos financeiros em que identifica e certifica o grau de confiabilidade e retorno do mesmo. No passado as agências de ranqueamento eram vistas como o santo graal da economia, após o advento da bolha do mercado de financiamento de imóveis no EUA em 2007, se tornaram menos relevantes, mas ainda muito consultadas. Basicamente existem 3 entidades Moody´s, Fitch e S&P que publicam suas notas entre A, B e C e demais variantes intermediárias. A é para investimentos e C para especulação. B é a intermediária entre os dois extremos.
Homebroker. Operador da bolsa de valores que utiliza software para conectar a sua corretora e permitir efetuar suas operações de qualquer lugar onde esteja. Antigamente quando não haviam celulares, estes softwares se proliferaram nos computadores pessoais e nas residências dos operadores, daí o termo home, lar, utilizado para representar estes tipos de operadores, acabou se perpetuando até hoje.
Hiperinflação. O mesmo que inflação, porém, numa velocidade muito grande, tão grande que faz você correr ao supermercado assim que recebe o seu salário e faz a uma compra que dure o maior tempo possível, com a certeza de que a mercadoria que pôs no carrinho agora, não conseguira comprá-la novamente. O estoque de produtos não perecíveis era tão grande quanto seu orçamento doméstico. Na década de 80, o Brasil viveu um período de hiperinflação, conhecido como a década perdida. Consumidores corriam às compras nas gôndolas, antes do rapaz que remarcava os preços com uma máquina manual. Pergunte aos seus avós ou pais. Você saberá exatamente o desespero que é viver em uma economia hiperinflacionária. Os "vales", ou adiantamento de salário não previsto, era um mecanismo que a população em geral utilizava para não ter que esperar o fim do mês para poder ir as compras, na tentativa frustrada de diminuir sua perda salarial.


I
J
K
L
Inflação. Indicador que mostra a variação dos preços dos bens e serviços para a população em geral. O indicador elevado significa que o preço irá aumentar em um determinado período do tempo, com esta variação, seu dinheiro atual valerá um pouco menos que antes, corroendo assim, seu poder aquisitivo, ou seja, sua capacidade de comprar um mesmo bem ou serviço novamente diminui.
Imposto. Valor em dinheiro referente a fatia do que é todo produzido, através de uma ou mais regras, elaboradas pelo Estado de um país para recolher valores aos cofres da nação. Este montante é rateado para fins de custear o funcionamento dos meios para elaboração e realização de serviços e bens comuns para benefício da sua população.
Incerteza. A realidade do investidor no mercado financeiro e de renda variável. A incerteza faz parte do jogo onde não há como saber se um preço de um investimento irá a seu favor ou contra. A variabilidade do mercado e a suas incertezas se assemelham, em grau de complexidade, a uma partida de futebol. Identificar as chances a favor ou contra é uma arte que auxiliar a diminuir o grau de incerteza ao fazer um movimento ousado, tentando alcançar o sucesso financeiro.
Intangível. Termo que faz parte do balanço patrimonial de uma empresa. Observado atentamente por analistas quando, principalmente, faz parte da carteira de ações, para verificar a saúde financeira da empresa. O valor se refere aos bens que não são reais, não se pode mover ou tocá-los. São chamados bens imateriais. Marcas, softwares, patentes, tecnologias, conhecimento e pessoas (que não são coisas). O contrário seria bem tangível.
Juros. Com a escassez de recursos financeiros, há a oportunidade dos mais afortunados ajudar a quem necessita de dinheiro. Quanto maior a urgência e a quantidade deste dinheiro, maior será a cobrança de juros. A remuneração de quem empresta o valor na promessa da sua devolução, é remunerada através de constantes aumentos do valor inicial combinado antecipadamente entre ambas as partes. Denominada como taxa de juros, norteia este crescimento, que no final recompensa o esforço do devedor para pagar as mensalidades em dia. Ao final do tempo estipulado por ambas as partes o compromisso é quitado. Existem dois tipos de juros, juros simples e juros compostos.
Liquidez. No mercado financeiro, liquidez é o grau de facilidade de desfazer de uma posição, seja renda fixa ou variável. Esta facilidade é proporcional a quantidade de compradores e vendedores dispostos a negociar o ativo ou bem em um determinado preço. Quando há baixa liquidez, há dificuldade em desfazer sua posição, pois não há interessados o suficiente para dar a velocidade na operação que você está disposto a esperar. Quando há alta liquidez, significa que o preço que estipular para compra ou venda é imediatamente, ou quase, compreendido pelo mercado e sua operação é realizada rapidamente. A importância desta velocidade é proporcional ao seu ganho na operação, pois quando estipula um preço, não precisa ficar modificando até que alguém resolva realizar sua operação desejada, acarretando em sucessivas mudanças até fazer uma operação que não necessariamente irá remunerar você o quanto pensava.
Linha de tendência. As linhas de tendência são utilizadas para entender se o preço de um determinado ativo está descendo ou subindo. A linha de tendência de alta, ou LTA, é marcada através da união dos pontos inferiores dos candles a ser analisados dentro de um determinado tipo. Sua inclinação é positiva e se grau de inclinação aumenta da esquerda para à direita. O inverso disso é denominada linha de tendencia de baixa, ou LTB, onde a união dos pontos superiores de cada candle, realiza um traçado com inclinação negativa, sendo que diminui sua inclinação da esquerda para a direita.
Know-how. Expressão estrangeira que significa saber fazer. Mede a condição de sabedoria para executar um negócio melhor que os demais. Quanto maior o grau ou know-how, mais especializada é a pessoa ou empresa para realizar a atividade, trazendo maior lucratividade e satisfação às pessoas.
Lance. Proposta de valor durante um leilão para adquirir um bem ou serviço que é muito concorrido e há muitos interessados em obtê-lo. Lance em um consórcio é uma proposta de antecipar parte das parcelas com objetivo de ter sua cota contemplada para adquirir o bem ou serviço sem aguardar o sorteio ou o fim do prazo total das parcelas.
Knowledge Performance Indicator. Da sigla KPI tem como objetivo mostrar através de um número apenas, a qualidade da empresa ou negócio dentro de um determinado setor. O KPI pode ser comparado com o mesmo KPI de outras empresas de mesmo setor para determinar se esta ou aquela organização está melhor em um determinado indicado comum a todas elas.
Longevidade. Manter por um longo tempo, anos a fio, com muita paciência e trabalhada diariamente sua carteira de ativos. Ficar vivo no jogo do trade e obter uma rotina que ajuste a carteira conforme a volatilidade do mercado de ações focando em lucros crescentes e redução de perdas ao longo de sua longa duração.


M
N
O
P
Margem. Valor acrescido pela corretora conforme seus investimentos para servir como uma garantia ou lastro para, em caso de derrocada das suas posições, o banco ou corretora lance mão para cobrir seus prejuízos. Garantia ofericida por você a sua corretora que mostra a sua capacidade de honrar seus custos de uma posição vendida ou um empréstimo combinado por contrato.
Média Móvel. Valor calculado através dos valores de uma quantidade de candles já concluídos na linha do tempo passada. Com base na contagem dos candles e o somatório dos valores de cada fechamento de cada candle forma-se a média móvel. A média consegue ser vista através de uma linha traçada através de dois eixos de valor por tempo onde se apresenta a média do preço de um determinado ativo ou papel em bolsa de valores. Bastante utilizada por traders day-traders para identificar oportunidades de compra e venda de ativos ou posições do mercado financeiro.
Mercado. Lugar onde se compra o que está sendo vendido de valores mobiliários. Títulos, ações, fundos ou qualquer outro instrumento regularizado e legal. Realiza por operações de compra e venda podendo ser presencial ou eletrônico. O mercado financeiro é composto por órgãos reguladores e seus participantes jurídicos ou físicos com a intenção de negociar preços para obtenção de lucro, obedecendo regras restritas e claras sobre cada operação.
Movimento. Direção da variação dos preços formam o movimento do mercado financeiro. Movimento ascendente quando preços sobem de forma sucessiva e movimento descendente quando formam preços em declíneo.
Negociação. Estipular preços para compra e venda de um determinado bem ou ativo. A formação do preço atrai interessados em adquirir um ativo e iniciam negociação para chegar em um consenso de preço, para assim, realizarem um negócio para beneficiar ambas as partes envolvidas na negociação. Quando você adquire uma ação, você aceitou o preço fornecido e realizou a negociação para adquirir aquela fração da empresa ou ação.
Nuvem de baixa. Padrão de velas que tem uma formação de uma vela com o preço de abertura maior que a da máxima do dia anterior e o preço de fechamento avança do sobre o corpo da vela anterior, atingindo mais da metade de cobertura. Utilizado por profissionais que observam os desenhos de cada vela e seus desenhos que se formam na variação dos preços de um determinado ativo. Utilizado na análise técnica para tentar antecipar movimentos do mercado financeiro.
Notas de Negociação. Documento emitido pela sua corretora, onde constam as operações que realizou durante o dia. Basicamente contém a identificação da corretora, sua identificação, um número sequencial, a data do dia, uma lista de operações com nome do papel negociado, suas quantidades e valores. No rodapé, consta o detalhamento dos custos, taxas e impostos ocorrido sobre aquelas operações. A função deste documento é comprar os registros de sua operações na bolsa de valores para sua conferência e armazenamento pessoal. Em caso de divergências poderá acionar os órgãos competentes para corrigir os lançamentos. É importante armazená-las para comprovar seus lançamentos na declaração de imposto de renda.
Oferta Pública Inicial. Conhecida pela sigla em inglês IPO - Initial Public Offer. Quando uma organização entra pela primeira vez no mercado de ações, é lançada uma IPO para convidar os possíveis compradores das ações no dia de seu lançamento. Geralmente causando uma corrida para comprar ações no dia de seu lançamento, por haver uma crença, que a ação poderá subir e quem comprar a um preço muito no inicio do pregão, poderá vender ao final do dia com grande lucro. Esta prática é denominada Flipper, por conta do salto do golfinho na água. Para impedir esta prática há lançamentos de IPO diferenciados e mecanismos de variação de quantidade de ações para grupos interessados em adquirir no dia do seu lançamento.
Ordem. Pedido para comprar ou vender um ativo em bolsa de valores. A ordem entra em uma fila para ser atendida quando estiver no preço pedido pelo mercado. As ordens basicamente podem ser de dois tipos, a mercado ou limitada. A ordem a mercado é executada no preço que o mercado estipula. A ordem limitada está dentro de uma faixa limite de preços. A ordem é executada quando as condições para atendê-la é atingida pelos negociadores no mercado financeiro. Pode-se observar as ordens em uma lista chamada livro ou book de ofertas.
Ouro. Metal precioso brilhante e muito cobiçado pela humanidade. Utilizado como lastro das moedas em países do mercado financeiro. Na bolsa de valores pode ser negociado, assim como seus índices de preços. Utilizado também para adorno dos mais diversos e dos mais antigos pelas pessoas. Ouro, ouro, ooouuuro!!


Q
R
S
T
Swing trade. Operação no mercado financeiro nacional ou internacional cujo mínimo de tempo é superior a um dia. O fato da operação avançar para o próximo dia já é considerada uma operação de swing trade vem da expressão em inglês, trocar.


U
V
W
X


Y
Z