Por que seguir conselhos da mídia pode te fazer perder dinheiro no mercado day trade
Por que seguir conselhos da mídia pode te fazer perder dinheiro


Muitos investidores iniciantes se deixam levar por análises sofisticadas e previsões confiantes feitas por especialistas na televisão. Mas o que você precisa entender é que, na maioria das vezes, essas opiniões têm apenas 50% de chance de estarem certas — o mesmo que jogar uma moeda para cima.
Sim, você pode fazer uma ótima negociação ocasionalmente, mas isso pode acontecer simplesmente comprando qualquer ação aleatoriamente. O verdadeiro teste de uma estratégia está em sua consistência ao longo de 100 operações, não nas primeiras uma ou duas. Siga o conselho que você dá aos seus filhos: não se engane acreditando que o que vê na televisão é real, por mais refinado e convincente que pareça.
O analista gráfico pode afirmar que a tendência de alta continua intacta, mesmo que o mercado caia 10% nos próximos meses. Mas os telespectadores, que não têm o mesmo horizonte de tempo, vão assumir prejuízos muito antes disso — e nunca se beneficiarão da nova alta que pode surgir três meses depois. A menos que o analista esteja falando diretamente sobre seus objetivos e seu prazo, o que ele diz é irrelevante.
Quando a televisão entrevista um day trader, ele fala sobre operações que já realizou. Ou seja, a informação chega tarde demais para te ajudar a ganhar dinheiro. E mesmo que você entre na mesma operação que ele, ele não estará lá quando você tiver que decidir se sai da posição — seja porque o mercado virou contra você ou porque está indo a seu favor e você está pensando em realizar lucros.
Assistir televisão em busca de conselhos de negociação, em qualquer circunstância — mesmo após um relatório muito relevante — é uma maneira certa de perder dinheiro. E você nunca deveria fazer isso.
A única coisa que realmente importa é o gráfico. Ele é quem vai te dar dinheiro ou tirar dinheiro de você. Se você estiver no pregão, nem mesmo pode confiar no que seu melhor amigo está fazendo. Ele pode estar oferecendo muitas opções de compra de suco de laranja, enquanto secretamente tem um corretor tentando comprar dez vezes mais abaixo do mercado. Tudo isso para derrubar o mercado e conseguir comprar por meio de um intermediário a um preço muito melhor.
